Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Estiagem prejudica cultivo de banana em cidade do Sertão de PE

Estiagem prejudica cultivo de banana em cidade do Sertão de PE

No Projeto de Irrigação Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista a banana é a principal cultura. Mas com a estiagem prolongada e a concorrência de outras regiões, os produtores vêm enfrentando alguns problemas.

A fruta é considerada o ícone da produção agrícola no projeto de irrigação  da cidade. Com a estiagem, os produtores enfrentam alguns problemas para o cultivo. Este ano, a produção de banana no local sofreu uma queda de 20% em relação a 2013.

O preço desmotivou os agricultores como José Antônio Viera. Ele tem um lote no projeto onde destina seis hectares para o cultivo de banana, na variedade pacovan, a mais comercializada, mas a fruta passou de cerca de R$ 22 no início deste ano, para a metade deste valor. No entanto, mesmo com a lucratividade em baixa, o agricultor disse que não desiste de cultivar o pomar. “Nós temos cortes a cada 30 dias. Em três hectares a gente cultiva de 30 até 50 mil bananas. Então a única que ainda mantém os produtores é a banana”, afirma José, é o que postou o Portal de Dárcio Rabêlo.


Mesmo com a estiagem, a banana ainda é a fruta mais cultivada pelos agricultores do projeto fulgêncio. “ A maior parte da renda dos moradores ainda vem do cultivo da banana. Ela traz muito lucro”, garante o agricultor Gabriel de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário