Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Após Biometria, número de eleitores cai 23,78% em Arcoverde

Após Biometria, número de eleitores cai 23,78% em Arcoverde

Arcoverde, cidade das mais importantes de PE, localizado no Sertão do Moxotó do estado, teve queda no número de eleitores após passar pelo cadastramento biométrico em relação à colocação que ocupavam antes da biometria. Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) o município tem  atualmente cerca de 72.672 habitantes.

O número de eleitores de Arcoverde, hoje, é menor que a quantidade de pessoas aptas a votar em 2010 no município, que eram 47.099. Hoje, o município tem 35.899 (76,22%) eleitores. Número bem abaixo dos eleitores que a cidade tinha antes da biometria. Um total de 11.200 (23,78%) eleitores a menos.

O recadastramento biométrico permitirá que, nas eleições deste ano, que os eleitores no município votem na urna biométrica acionada através da impressão digital. O novo sistema visa evitar fraudes, como a utilização de títulos por outra pessoa que não seja o eleitor, e está sendo implantado em todo o Brasil.

O novo sistema, segundo informações do TSE praticamente elimina a possibilidade de fraude, e o recadastramento funciona como uma revisão do eleitorado, já que, mesmo após a emissão do título biométrico, ele só é validado depois de confirmado que o eleitor mora no município.

Com o término do cadastramento, pelo menos 11.200 eleitores do município tiveram os títulos cancelados e ficarão sem votar este ano, é o que informa o Blog de Dárcio Rabêlo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário