Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Empresa da Espanha vai certificar o algodão de Serra Talhada


"Estamos muito felizes... Quem diria que tão rápido fôssemos exportar nosso algodão para o exterior?". Foi assim que o secretário de Agricultura de Serra Talhada, José Pereira deu a notícia da certificação do algodão orgânico que vem sendo produzido no município dentro de do projeto "Algodão Aroeira", que teve início em 2013 e já começa a dar os seus resultados.
Santi Mallorquí, sócio proprietário da Organic Cotton Colours S.L, esteve na Capital do Xaxado neste sábado (16) e manteve contato com a Secretaria de Agricultura local para tratar da comercialização da produção de algodão do Município, bem como da implantação da cultura do algodão colorido, em particular o marrom e o verde.
O projeto do Algodão Aroeira da |prefeitura de Serra Talhada, vem buscando resgatar a cultura do algodão no município e, no primeiro ano, em um plantio experimental de apenas 1 hectare, colheu 800 quilos, desta colheita foi possível expandir já agora em 2014 para mais de 50 hectares, com uma previsão de colheita de até 50 toneladas, "número que só  não será atingido devido a pouca chuva, mas que certamente atingiremos pelo menos 30 toneladas", explica Claudvan Santos, técnico da Secretaria de Agricultura.
Esta produção leva a Prefeitura de Serra Talhada apostar no aumento da área plantada, "queremos plantar em todo território do Município", informa Pereira, o que gera uma expectativa de uma colheita em torno 20 mil toneladas já no próximo ano.
Todo algodão produzido na terra de Lampião é feito de forma orgânica, ou seja, sem uso de agrotóxico ou defensivos agrícolas e, é esta condição que atraiu a empresa Espanhola que chegou até aqui através  dos contatos da Associação Agro ecológica do Pajeú, da qual  Claudvan Santos é presidente.

Segundo o empresário Espanhol, Santi Mallorqui, somente depois de certificado é que sua empresa poderá começar a comprar o algodão produzido em Serra Talhada e esta certificação, eles mesmos é que providenciarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário