Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dunga faz 1º convocação para mostrar que pode aliar inovação à disciplina

Dunga faz neste terça-feira, 11h, sua primeira convocação após o retorno ao comando da seleção brasileira. E um de seus mais importantes desafios será provar aos torcedores brasileiros que seu novo trabalho pode combinar rígidez de costumes e disciplina com inovação tática e reformulação.
O treinador da seleção tem a chance de mostrar que está no caminho certo em seus dois primeiros testes, nos amistosos contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos, marcados para a primeira semana de setembro.
Como já ocorreu na primeira convocação depois de uma Copa não vencida pela seleção, alguns dos principais nomes devem ser barrados para uma espécie de "sabático" enquanto o novo treinador testa novos jogadores. 
Foi assim com Mano Menezes no primeiro jogo do ciclo de 2014, com o próprio Dunga no de 2010, e com Vanderlei Luxemburgo para o de 2002. Mas, ao contrário dos casos citados, o capitão do tetra anuncia a sua primeira lista sob desconfiança dos torcedores. A escolha de Dunga  para o comando da seleção foi muito contestada e não caiu nas graças dos brasileiros.
Em 2006, Dunga chegou à seleção para impor disciplina e resgatar o orgulho de vestir a camisa amarela. Naquela época, era importante que o então novo técnico contrastasse seu estilo de trabalho com o apresentado por Parreira na Copa da Alemanha. Naquele mundial, o Brasil ficou conhecido por ter um time qualificado, mas que demonstrava pouco comprometimento e muita preocupação com recordes individuais  e festas,

Dunga jamais deu chance a nomes como Cafu, Roberto Carlos e Ronaldo, barrou Ronaldinho da lista final para a Copa e criou um grupo coeso galgado na palavra "coerência". Mesmo sem experiência como treinador, seu nome foi visto como condizente para o que se pedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário