Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

URNAS ELETRÔNICAS E SISTEMAS ELEITORAIS SÃO TESTADOS PELO TRE-PE


Começaram nesta segunda-feira (21), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na área central doRecife, os primeiros testes nas urnas eletrônicos que serão utilizadas no pleito de outubro. Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de dez estados do Norte e do Nordeste estiveram no encontro.

O teste de integração regional está sendo feito em três capitais ao mesmo tempo: Recife, Manaus e Vitória. Até o fim da semana, equipes da área de Tecnologia da Informação coordenadas pelo TSE vão analisar a segurança dos equipamentos e dos sistemas. O objetivo é deixar tudo pronto e checado para a votação no dia 5 de outubro e, onde houver segundo turno, também no dia 26 do mesmo mês.

“Pernambuco sedia esse teste de campo representando toda a Região Nordeste, menos a Bahia”, explica o diretor geral do TRE-PE, Robson Rodrigues. Para a realização dos testes, o TSE montou uma infraestrutura com 70 urnas eletrônicas e mais de 30 computadores equipados com sistemas eleitorais. As correções e ajustes necessários são feitos à medida em que os testes se desenvolvem, de modo que todas as etapas de um pleito são simuladas e a integração entre as diversas plataformas passa por verificações.

Procedimentos como a preparação das urnas, votação, contabilização dos votos e transmissão dos resultados serão checados um a um. “Qualquer problema detectado, automaticamente ele vai sendo organizado nos sistemas e transmitido ao TSE”, esclarece Rodrigues. “Após tudo isso, é provável que no início de setembro os sistemas já estejam consolidados e entregues pelo TSE”, conclui.


Neste ano, haverá eleições para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. O pleito acontece nos dia 5 e 26 de outubro, sendo esta última data reservada exclusivamente para um virtual segundo turno. Em Pernambuco, serão instaladas 22 mil urnas.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário