Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

TAÇA DA COPA CHEGA AO RIO APÓS TOUR PELO MUNDO


Depois de percorrer 89 países durante 225 dias, desde setembro de 2013, num deslocamento de mais 150 mil quilômetros pelo planeta, a Taça da Copa do Mundo chegou ao Rio, ontem à noite. O desembarque ocorreu sob forte segurança no Aeroporto Internacional Tom Jobim. O avião com o troféu saiu de Los Angeles, nos Estados Unidos, fez escalas em Belmopan (Belize) e Manaus. A taça ficará no Rio até sexta-feira, em exibição ao público no Maracanã, diariamente, a partir de hoje, das 9h às 21h.

Com 5kg de ouro e 36,5cm de altura, o troféu disputado pelas 32 seleções que vão participar da Copa de 2014 passará depois pelas 26 capitais brasileiras e pelo Distrito Federal. A viagem pelo país do Mundial será encerrado em São Paulo, onde chegará em 1º de junho, 12 dias antes do jogo de abertura do torneio, entre as seleções do Brasil e da Croácia, no Itaquerão.

Este troféu ficará aqui no país até o dia da final (13 de julho). Depois disso, dependerá da seleção brasileira - brincou o diretor de comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, em entrevista ao Sportv.

No giro pelo país, a taça será acompanhada por campeões das cinco Copas conquistadas pelo Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Segundo regra da Fifa, só campeões do mundo e chefes de Estado podem tocar o troféu. O cuidado é tanto que até os agentes de segurança que o transportam só podem segurá-lo com luvas.

A distância percorrida até chegar ao Brasil corresponde a três voltas ao mundo. Na viagem, passou por cidades atingidas por acidentes naturais, como Porto Príncipe, no Haiti, e Rikuzentakata, no Japão. Em todos os lugares, a taça foi exposta à população.

No caminho, atravessou zonas de conflito, como a fronteira entre Israel e Palestina, e, em eventos da Fifa, foi recepcionada por representantes ilustres do mundo do futebol, como Pelé, na França, e pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Hoje, às 7h, haverá uma solenidade fechada para recebê-la no Maracanã, estádio da final da Copa, dia 13 de julho. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário